PROJETOS

  • PROJETO GERAL DA ESCOLA

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Respeito a Diversidade

HISTORIA: menina bonita do laço de fita


Na historia o coelhinho branco quer ter uma filha da cor daquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor. A leitura é muito gostosa e prende a atenção das crianças com as repetições e as gracinhas da menina pretinha que vivia inventando histórias para o pobre coelho. As crianças se divertem, com as tentativas do coelho...






Uma das estratégias utilizadas por nós, para trabalhar a diversidade com as turmas de 2 e 3 anos, foi através da contação de história. Construimos um projeto em que uma das etapas mencionava leitura e exploração de livros que retratasse o respeito a diversidade.
Um jeito divertido, gostoso e envolvente de se trabalhar com a diversidade em sala de aula é através da dramatização. Ao encenarmos a historia "Menina bonita do laço de fita", foi possível conversar com as crianças e perceber a importância de se respeitar as diferenças.


Se você desejar, poderá ouvir essa historia acessando:




http://www.youtube.com/watch?v=V5kVyLUem4I&feature=rec-LGOUT-exp_fresh+div-1r-3-HM



Maleta da diversidade (turma de 2 anos)
Durante o decorrer do ano de 2009 realizamos várias atividades, que tinham como principal objetivo a mudança de comportamento e respeito as diversidades étnicos/culturais, em decorrência de atitudes preconceituosas que havíamos observados em nossos alunos e seus familiares. Uma dessas atividades foi "A maleta da Diversidade", através da leitura de um livro realizado em sala ("Diversidade" de Tatiana Belinky) foi possível mostrar as crianças (2 e 3 anos) diferenças existentes entre todas as pessoas. A atividade consistia em a cada semana uma criança levava uma "maleta" que possuía vários objetos, o livro já citado e um boneco de papel. Eles teriam que fazer a leitura do livro e a representação da criança no boneco, detalhando todas as características da criança. Foi um trabalho incrível, os familiares realmente se empenharam na realização da proposta e entenderam os objetivos da atividade.

Construção do Boneco ( turma de 3 anos)


A atividade realizada com os pais em uma reunião foi muito interessante e produtiva.Começou já dando certo, devido à quantidade de pais presentes. Somente dois pais não compareceram e justificaram suas ausências antecipadamente.
Ao explicarmos para os pais o nosso projeto “Respeito à diversidade” , realizado no ano de 2009, com as turmas de 2 e 3 anos, todos acharam o trabalho interessante e elogiaram a iniciativa do grupo escolar, demonstrando entender a importância do mesmo.
Os pais reconhecem que seus filhos permanecem um período de tempo intenso na escola e estão preocupados com a educação escolar dos seus filhos. Diziam: “é importante sabermos o que eles estão aprendendo na escola”!E esse é um dos momentos que temos para socializarmos com os pais o processo ensino aprendizagem das crianças.
Ao discutirmos um pouco com as famílias sobre a importância de respeitarmos as pessoas conhecendo suas diferenças, e que isso pode ser aprendido desde pequeno os pais se envolveram com a discussão dando exemplo do nosso dia a dia. Exemplos trágicos que infelizmente demonstram como as pessoas estão intolerantes umas com as outras, esquecendo os valores e não respeitando a diversidade.
Após a discussão demos início ao 2º momento. Realizamos a leitura de um blocão, baseado na historia “ ninguém é igual a ninguém”, livro que também foi utilizado com as crianças e posteriormente cada família construiu o boneco pensando em representar as características físicas do filho. Todos demonstraram satisfação em realizar a atividade e em estar contribuindo com o nosso projeto.
Os bonecos ficaram expostos no final do ano letivo na nossa mostra cultural.

Historia cabelo de Lelê

O livro aborda a questão racial. Suas ilustrações são lindíssimas e prende a atenção das crianças. Na historia Lelê é uma menina que tem seus cabelos cacheados e muito cheios. Através de um livro ela descobre a sua historia e a beleza da herança africana.









Após realizar a leitura da historia com as crianças e conversarmos sobre os questionamentos de Lelê em relação ao seu cabelo, realizamos a construção coletiva do boneco " Lelê". A historia posssibilitou reflexões referentes as caracteristicas físicas, e as origens de cada pessoa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário